Cabopol estará presente na Fakuma: A Feira Internacional de Processamento de Plásticos

De 17 a 21 de outubro de 2017, a Cabopol estará presente num dos principais eventos técnicos internacionais, líder mundial em processamento de plásticos industriais. A 25º edicção da Fakuma ocorrerá no Centro de Exposições de Friedrichshafen, onde se espera mais de 40 mil visitantes de 120 países diferentes.

Neste certame, a Cabopol estará presente na conferência da IMCD com o tema "Melhorar a resistência ao calor e as propriedades mecânicas através da tecnologia de reticulação por e-beam", sendo o orador, o Eng.º Joaquim Cruz, responsável técnico da Cabopol. A conferência terá lugar no dia 18 de Outubro, às 13:30 na sala de reuniões "Madrid Conference Center East First floor".

Contamos com a sua presença no nosso stand, Hall B5 nº 5507 e convidamo-lo, desde já, a assistir à intervenção da Cabopol.

09/2017

Cabopol inaugura unidade fabril na Sérvia

Com uma visão cosmopolita e internacional, a Cabopol tem vindo a apostar numa estratégia de internacionalização sustentada, imprescindível para uma empresa inserida num modelo de economia global.

Como pilar estratégico da internacionalização da Cabopol na Europa de Leste, foi inaugurada recentemente, a nova unidade fabril da Cabopol na Sérvia.

Totalmente automatizada para produção de compostos termoplásticos, a Cabopol deu mais um passo em frente no que respeita ao seu crescimento sustentado, assente no importante pilar da internacionalização.

07/2017

A Cabopol acaba de lançar um novo material SICAFLEX: o TCAB90

É um material que tem como principal caraterística a abrasão muito baixa (60 mm3), ideal para solas finas e flexíveis. É um material com boa fluidez e boa densidade. O manuseamento deste produto é semelhante ao dos compostos de TR, podendo ser injetado em qualquer máquina de injeção convencional. Mais que um produto, uma inovação!

07/2016

Novo produto da Cabopol

Seguindo a sua estratégia de inovação em soluções LS0H, a Cabopol lançou 2 novas referências para aplicação Fotovoltaica, por forma a cumprir as especificações das normas…. As soluções Cabopol permitem a reticulação tanto por Silano, como por E-beam ou por Peroxido. As propriedades mais relevantes destas novas soluções são a sua elevada flexibilidade, excelente resistência aos raios UV, bem como ao envelhecimento térmico (20 000h @+120ºC). Igualmente importante é o seu bom comportamento a baixas temperaturas (-40ºC), assim como a sua elevada resistência a produtos químicos ou emersão prolongada em água quente. Para mais detalhes sobre o nosso SOFIPLUS HZ SOLX-1, por favor contacte o nosso Departamento Comercial.

05/2016

Cabopol implementa a metodologia Kaizen

Com o objetivo claro e focado na melhoria contínua e sustentada da empresa, a Cabopol está de momento a implementar a metodologia Kaizen no seu processo produtivo.
Com a execução do Kaizen a Cabopol pretende elevar ainda mais a sua competitividade, aumentando a sua produtividade, otimizando os seus equipamentos e eliminando desperdícios. A oferta de melhores produtos e serviços é uma preocupação constante por parte da Cabopol, pelo que, a implementação da metodologia Kaizen é mais um passo no caminho da empresa com vista à sua diferenciação no mercado atual.

10/2015

O factor chave do mercado da indústria de cablagem assenta na utilização de materiais de elevado desempenho, para temperaturas extremas dos -60ºC aos 150ºC, com uma resistência mecânica e uma resistência a óleos. Nesse intuito, a Cabopol W&C fornece as seguintes soluções:

- POLYPRIME PVC - compostos para bainha e isolamento nos sectores de Energia e das Telecomunicações;
- SOFIPLUS HZ - compostos sem halogéneo para uma aplicação geral;
- SOFIPLUS ONE - compostos sem halogéneo para a indústria de vanguarda, na qual se destacam os sectores Marítimo, Solar e Ferroviário.

Com mais de 15 anos de experiência, a Cabopol é especializada em soluções para a indústria automóvel com temperaturas de funcionamento que vão dos -40ºC aos +150ºC. O objectivo da Cabopol consiste em fornecer soluções inteligentes, mantendo uma estreita colaboração com o cliente, ouvindo o cliente e compreendendo as suas exigências. A Cabopol fornece as seguintes soluções para a Indústria Automóvel:

- PVC T2, dos -40 aos +105ºC;
- PVC T3, dos -40 aos +125ºC;
- SOFIPLUS AT T3 Com baixo teor de Halogéneo, dos -40 aos +125ºC;
- SOFIPLUS AT T3 Sem Halogéneo, dos -40 aos +125ºC;
- SOFIPLUS AT T4 Com baixo teor de Halogéneo, dos -40 aos +150ºC;
- SOFIPLUS AT T4 Sem Halogéneo, dos -40 aos +150ºC

Cabopol desenvolve Bio Compostos de PVC plastificado

A Cabopol iniciou o desenvolvimento de Bio compostos de PVC plastificado utilizando matérias primas, nomeadamente plastificantes de origem biológica e/ou renovável. Estes compostos são totalmente isentos de ftalatos e de chumbo e com emissão reduzida de compostos orgânicos voláteis (VOC’s) quando comparados com os compostos de PVC standard. Este material contribuirá para a redução da pegada ecológica provocada pela utilização de composto de PVC em variadas aplicações tais como calçado; aplicações médicas; indústria automóvel; etc.

Cabopol launched the new Compound Sofiplus HZ 01 DH on the Wire & Cable market

Cabopol launched a new solution for the wire and cable market in order to meet specific requirements of some of its Top Customers.

Cabopol's new SOFIPLUS HZ 01DH is a Halogen Free Low Smoke thermoplastic for insulation and sheathing applications, with the aim to pass high temperatures ageing 7days @+136ºC without requiring the crosslinking process.

Customers feedback after homologation, is that our product also presents a very good processing during the cable extrusion with high speed and non-die drool formation.

This new product is available in Europe, Asia and South America Markets.

Cabopol inaugura uma nova fábrica em Marrocos

Foram inauguradas recentemente as novas instalações da Cabopol Marroc, em Tânger, na Zona Franca. Com produção própria local, a Cabopol consegue, desta forma, dar uma resposta mais rápida e eficaz aos seus clientes, num mercado em franco crescimento.

A sua localização estratégica permite-lhe chegar de forma mais eficiente a alguns países considerados de elevado potencial e assim alargar a sua carteira de clientes, que tem crescido de forma bastante satisfatória nos últimos.

Cabopol recebe prémio na Gala Invest

Realizou-se, no Casino da Figueira da Foz, a VI Edição da Gala INVEST, que distinguiu as melhores empresas da zona centro.

A Cabopol foi receber um Troféu, por ter sido considerada uma das melhores empresas pelo seu desempenho na boa gestão, que a leva a constar no ranking das “25 melhores empresas do Distrito de Leiria”.

Este prémio foi fruto de uma aposta constante da empresa na inovação e procura de novos mercados, o que a tem posicionado num lugar de destaque no sector onde actua.

Cabopol nas Jornadas de Engenharia do Ambiente

Realiza-se, nos próximos dias 16,17 e 18 de Fevereiro, as Jornadas de Engenharia do Ambiente – JEAMB 2011. Esta iniciativa, organizada pelo Núcleo de estudantes de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico, irá contar com um Painel de Oradores diversos que irão abordar temas ligados a Resíduos, Inovação, Programa Polis e Construção Sustentável.

A Cabopol, através da sua marca BIOMIND, foi convidada a fazer parte destas Jornadas, intervindo no dia 16 de Fevereiro, às 14h. A palestra, que será apresentada pelo Responsável pela gama de produtos Biomind, Engº Miguel Bispo, intitula-se “BIOMIND: Bioplásticos made in CABOPOL - Materiais plásticos de base renovável e biodegradáveis/compostáveis..”

Cabopol ganha Troféu Ambiental

A Cabopol ganhou recentemente o Troféu Ambiental, fruto da sua aposta nos polímeros amigos do ambiente. Este troféu foi entregue no Jantar - Conferência sobre as “As Novas Leis do Mercado - Crise, Estratégia e Financiamento”, realizado no passado dia 26 de Novembro.

Este prémio vem consolidar uma aposta da empresa em produzir Bioplásticos, comercializados sob a marca comercial BIOMIND. A gama de compostos BIOMIND engloba compostos biodegradáveis e compostáveis, para aplicações de curta duração (produzidos a partir de substâncias naturais, nomeadamente amido, que se transforma em húmus em condições favoráveis de temperatura e humidade). Inclui também compostos para aplicações duradouras (produzidos com material de origem renovável).

O plástico Biomind permite a redução da poluição dos solos e meios aquáticos já que, ao contrário dos plásticos convencionais, é totalmente biodegradado em compostagem orgânica, convertendo-se em água, biomassa e dióxido de carbono. No final do processo de compostagem, este bioplástico pode ser adicionado ao solo para actuar como fertilizante.

Artur Meneses condecorado Comendador

Numa cerimónia que o próprio chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, caracterizou como "simples, mas de profundo significado", os empresários Artur Alves da Silva Meneses e Joaquim Ferreira de Abreu foram condecorados com a Ordem de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial -- Classe do Mérito Industrial.

Cavaco Silva elogiou os dois empresários que ao longo do tempo contribuíram para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico e social do país: "Desde sempre e desde muito, muito tempo olharam para além das nossa fronteiras, procurando conquistar mercados externos, conscientes de que o mercado doméstico era relativamente limitado para a sua acção", sublinhou.

Artur Alves da Silva Meneses é o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Meneses, de que foi fundador, e que actualmente emprega mais de 350 pessoas.

Foto: Luís Filipe Catarino/Presidência da República

In DN, (on-line), 16/11/2010

Cabopol regressa da K2010

A Cabopol participou, recentemente, na maior Feira Internacional para a indústria dos plásticos, a K2010. Realizada em Düsseldorf, esta Feira teve lugar de dia 27 de Outubro a 03 de Novembro, sendo a próxima edição em 2013.

Com mais de 3000 expositores e de 250 000 visitantes, esta feira é um óptimo instrumento de marketing para quem quer apresentar os seus produtos num horizonte internacional.

A Cabopol, que esteve presente como expositora, considerou a sua aposta muito frutífera dado que dela resultaram contactos muito interessantes tanto de clientes actuais como de novos.

Foi um elevado investimento que a empresa considerou estrategicamente benéfico e que vai ao encontro da sua posta em novos mercados de elevado potencial.

Empresa portuguesa cria plástico que se transforma em fertilizante

É um composto de produtos biodegradáveis que permite fazer plásticos e que num espaço de seis meses – dependendo das condições naturais a que está exposto, se transforma em húmus. (…) O caso de maior sucesso tem sido o filme agrícola, sendo importado “às toneladas” para países como Espanha e França.” (…)

(…) O Biomind também está previsto para ser usado nos sacos de supermercado. Apesar de biodegradáveis, só se desfazem em certas condições – sob acção de microorganismos, o que significa que só irão degradar-se quando estiverem numa lixeira.

In Diário de Notícias, 01/04/2010

Sacos de plástico em guerra pelo título de mais amigo do ambiente

(…) A empresa Cabopol do Grupo Meneses, investiu quatro milhões de euros, nos últimos quatro anos, no desenvolvimento de um plástico biodegradável feito a partir de amido de milho. Os sacos cumprem as normas para as centrais de compostagem – ou seja, transformam-se em fertilizante em menos de seis meses (…).

In Jornal Público, 03/04/2010

O Plástico que aduba a terra

(…) O novo produto chama-se Biomind e foi desenvolvido exclusivamente em Portugal – podemos dizer que é uma tecnologia 100% portuguesa. Por enquanto, na Península Ibérica, somos a única fábrica a produzir matéria-prima que permite fazer sacos em plástico verdadeiramente biodegradável, refere a Administradora. (…)

(…)O Biomind é produzido a partir de amido termoplástico. A base do amido é fornecida à Cabopol pelas fábricas que abastecem tradicionalmente a indústria papeleira, além das indústrias farmacêutica e alimentar.”

(…) A Cabopol – que se dedica maioritariamente à produção de plásticos PVC – decidiu diversificar a sua actividade para novos produtos e apostou cerca de €4 milhões num programa de Investigação & Desenvolvimento (I&D) de uma solução plástica biodegradável” (…)

In Jornal Expresso, 17/04/2010

Cavaco Silva destaca empresas

(…) Um saco de plástico que demora apenas seis meses a ser destruído pela Natureza foi uma das ofertas que o Presidente da República, Cavaco Silva, levou este fim-de-semana do distrito de Leiria. A inovação pertence à empresa Cabopol, integrada no Grupo Meneses, localizada no concelho de Porto de Mós, pioneira na produção de plásticos ecológicos, e que muito agradou a Cavaco Silva. (…)

Leiria, 10/05/2010

Cabopol distinguida com prémio de inovação

RA empresa Cabopol, de Porto de Mós, conquistou o terceiro lugar do Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2010, com o projecto de compostos plásticos biodegradáveis e compostáveis Biomind. (…)

in Jornal de Leiria, 27/05/2010

Sacos de Plástico Biodegradável

“(…) O novo produto chama-se Biomind e foi desenvolvido exclusivamente em Portugal – podemos dizer que é uma tecnologia 100% portuguesa. Por enquanto, na Península Ibérica, somos a única fábrica a produzir matéria-prima que permite fazer sacos em plástico verdadeiramente biodegradável.” (…)

A Cabopol – que se dedica maioritariamente à produção de plásticos PVC – decidiu diversificar a sua actividade para novos produtos e apostou cerca de €4 milhões num programa de Investigação & Desenvolvimento (I&D) de uma solução biodegradável.”

O plástico que aduba as terras

“(…) O novo produto chama-se Biomind e foi desenvolvido exclusivamente em Portugal – podemos dizer que é uma tecnologia 100% portuguesa. Por enquanto, na Península Ibérica, somos a única fábrica a produzir matéria-prima que permite fazer sacos em plástico verdadeiramente biodegradável.” (…)

A Cabopol – que se dedica maioritariamente à produção de plásticos PVC – decidiu diversificar a sua actividade para novos produtos e apostou cerca de €4 milhões num programa de Investigação & Desenvolvimento (I&D) de uma solução biodegradável.”

Cabopol nos lugares cimeiros

Cabopol em 17º lugar, na Lista das 250 Maiores Empresas do Distrito de Leiria e em 8º lugar na Listagem das 50 Maiores Exportadoras do Distrito.

Fruto do crescimento da empresa e da aposta no mercado internacional, a Cabopol viu a sua posição distinguida na listagem das maiores empresas do Distrito de Leiria. Mais um marco para a empresa da Porto de Mós, que conta continuar a crescer nos próximos anos.

Cabopol na K2010

Depois de estar presente na Chinaplas a Cabopol aposta agora na maior Feira do Mundo para a indústria dos plásticos: a K2010. Esta feira, de inquestionável importância a nível internacional, terá lugar em Düsseldorf de 27 de Outubro a 03 de Novembro de 2010.

(Com esta participação, a Cabopol conta promover os produtos que fazem parte do seu portfólio, aumentando o número de possíveis clientes internacionais.

Cabopol apoiada pelo QREN

A Cabopol – Indústria de Compostos, SA foi alvo de Financiamento dos Fundos Comunitários ao abrigo do projecto QREN, no sentido de obter apoios para sustentar o investimento da empresa na investigação e desenvolvimento do seu produto mais recente: os plásticos biodegradáveis. Esta aposta vem ao encontro da estratégia da empresa, em manter-se pró-activa no lançamento de produtos inovadores e amigos do ambiente.

O projecto em questão foi desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico e terá duração de 3 anos num total de investimento previsto de cerca de 4 milhões de euros.

Cabopol entre os maiores Compounders da Europa

A revista Compounding Word, edição de Abril, classificou a Cabopol na 10 ª posição na lista dos maiores Compounders da Europa.

Sendo esta uma das principais revistas do sector, esta nomeação deixou a Cabopol bastante satisfeita e orgulhosa.

Crescimento significa diversificar e inovar. Vamos continuar a trabalhar para que o futuro seja ainda melhor.